Julho 5, 2017

Webdesign x Desenvolvimento Web

Webdesign x Desenvolvimento Web

Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido o termo WebDesign, mas você sabe qual é a real função de um? E mais, sabe diferenciar WebDesign de WebDevelopment, também conhecido na língua tupiniquim como Desenvolvimento Web? Hoje suas dúvidas sobre esses termos serão esclarecidas.

WebDesign

O profissional que exerce essa função, o famoso WebDesigner, que muita das vezes tem o nome trocado por “WebDesinger“, é responsável pela parte visual de um site, aplicativo mobile ou qualquer tipo de aplicação que venha a incluir o fator web.

Tá, mas… e aí?

O Webdesigner cria todo o layout, esquema de cores, identidade visual que serão utilizados, e parte fundamental dessa etapa de criação é possibilitar que a solução tenha uma usabilidade e experiência satisfatória, e para isso temos os conceitos de UX e UI.

  • UX – Tem o foco em transmitir o que sua aplicação é, de maneira que a interação seja agradável e satisfatória ao usuário final, a fim de dar a ele o que ele procura.
  • UI – Se preocupa em como o usuário irá visualizar sua aplicação. Todo e qualquer tipo de interação que o usuário desejar fazer deverá ser pensado para que ele encontre o “caminho” para realizar uma determinada ação.

Com essas definições simplificadas de UX e UI, podemos concluir brevemente que um bom profissional da área colocará esses conceitos em prática para que assim possa oferecer ao usuário algo bonito, fácil de se usar, bem pensado e funcional.

![](http://www.mercuriomkt.com/content/images/2017/07/web-1024x575.jpg)Exemplo de criação de layout no Adobe Photoshop.
Vale salientar que um WebDesigner que conhece ferramentas de desenvolvimento como HTML, CSS, e até mesmo JavaScript pode se destacar em meio aos outros porém, caso opte em não ter conhecimento sobre tais ferramentas, nada o impedirá de exercer suas funções de criação deixando a codificação para um WebDeveloper.

WebDevelopment

Um WebDeveloper não está preocupado em criar um layout ou um conceito de usabilidade aprimorado como um WebDesigner, na verdade se formos seguir a teoria ao pé da letra, um WebDeveloper deveria pegar o trabalho feito por um WebDesigner e transformá-lo em uma aplicação real.

Nos dias atuais é muito comum uma pessoa exercer a função de Developer e também Designer de um site. Contudo, nas nomenclaturas utilizadas nesse meio das internets, os dois mais conhecidos são:

  • Front-end – Tem como objetivo principal transformar o conteúdo criado pelo WebDesigner em código, isso inclui tudo. Sério tudo mesmo. Se o WebDesigner criou um conceito de melancias amarelas voando na página inicial da aplicação, por exemplo, é função do desenvolvedor Front-end fazer isso acontecer.
![](http://www.mercuriomkt.com/content/images/2017/07/front-1024x568.png)Um dos melhores amigos de um desenvolvedor Front-end: Inspecionar elemento.
- Back-end – Tem como objetivo realizar validações, conexões com banco de dados, tratamento de dados e operações que não são visíveis ao usuário. Se a aplicação tem que realizar a conta de dois números e apresentar a diferença entre eles, o desenvolvedor *Back-end* terá que desenvolver isso. Quem exerce essa função eu geralmente não gosta muito da outra citada ali em cima. Entretanto  existem profissionais que gostam das duas funções. Estes são chamados de desenvolvedores *FullStack*, ou loucos.
![](http://www.mercuriomkt.com/content/images/2017/07/dds-1024x578.png)Visual Studio 2017 – Um dos inúmeros ambientes de trabalho de um desenvolvedor Back-end.
Hoje em dia, muitos profissionais da área possuem conhecimento limitado a apenas uma dessas áreas. É necessário que os interessados tenham conhecimento básico em tudo, mas se aprofundando naquilo que se identifica mais.

Agora eu entendi, agora eu saquei

Com essa explicação super simplificada e de fácil entendimento, creio que você leitor tenha compreendido as principais diferenças entre os papéis de um WebDeveloper e um WebDesigner. Caso não, recomendo fortemente que entre em contato com a gente para maiores esclarecimentos, será um prazer responder suas dúvidas.

Mas eu não tenho dúvidas só quero alguém que desempenhe estes papéis para criar minha aplicação…

Para sua alegria esse que vós escreve é de uma empresa que faz todos esses serviços e muitos mais. Caso queira conhecer alguns trabalhos realizados pela gente clique aqui, ou se já tá com confiança total e só quer fazer seu pedido mesmo só clicar aqui e entrar em contato com a gente.

Até a próxima!