Agosto 15, 2018

Mídias Sociais: como saber qual é a ideal para sua estratégia digital?

Se você presta um serviço ou vende um produto, certamente já deve ter ouvido alguém perguntar sobre as mídias sociais do seu negócio.

Para te ajudar a escolher a melhor mídia social para o seu negócio, elaborei esse texto explicando os formatos e características específicas de cada canal.

POR ONDE COMEÇAR

Para começar, é importante entender qual estratégia você vai aplicar e que tipo de canal você pretende estar em contato com seus consumidores. Além de saber onde eles estão, é necessário saber em quais mídias sociais eles interagem com a marca. Aqui separei uma lista com as quatro principais redes sociais para você decidir.

O Facebook é a mídia social mais completa para quem deseja iniciar uma campanha digital. Possui seu próprio Gerenciador de Anúncios, com uma infinidade de possibilidades de integrações com outras plataformas, além de permitir mais formatos de publicação. Porém, o Facebook também é o canal que tem o público com a maior faixa etária: 30-49 anos.

As lives, por exemplo, são uma ótima ferramenta para gerar engajamento com a audiência e apresentar seu produto/serviço de forma mais clara para o consumidor. Já a produção de vídeos mais curtos pode ter foco no desenvolvimento do branding.

INSTAGRAM

O preferido dos jovens entre 18 e 29 anos, o Instagram é o canal com o viés mais comercial: 30% dos usuários nessa faixa etária compram pelo aplicativo. Apesar de seu foco ser na produção de conteúdo visual (foto e vídeo) a plataforma só cresce em usuários, e oferece cada vez mais opções para as empresas, como o IGTV e o Instagram Shopping. Minha dica aqui é: produza conteúdo de valor para os Stories, crie concursos e faça parcerias com influenciadores.

TWITTER

O Twitter é uma rede social muito utilizada por jovens, de 18 a 29 anos, em busca de informação e notícias rápidas. Isso se dá pelo alto poder de síntese do canal, que tem sua força em publicações de texto. 83% do público que tweeta a um negócio, recebem resposta e se sentem mais próximos da marca e 85% das pequenas e médias empresas usam o Twitter para suporte.

O Twitter é a plataforma correta para gerar relação com os seguidores ou compradores, e geralmente é usada para buscar reviews, críticas ou contatar a empresa. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com a velocidade de resposta nessa rede social, que tende a ser mais rápida que nos outros canais.

Dica: Faça uma pesquisa das *hashtags *que mais influenciam seus seguidores e utilize para responder dúvidas e fazer o atendimento ao cliente.

YOUTUBE

A plataforma social mais restrita dentre as citadas acima, o Youtube possibilita a publicação de apenas um formato de publicação: o vídeo. Por isso, o cuidado com a periodicidade não precisa ser tão frequente quanto nos outros canais. Publicações como testemunhos de clientes e vídeos curtos que falem de benefícios ou features dos produtos são uma boa ideia de conteúdo. A descrição dos vídeos é tão importante quanto o próprio vídeo, isto porque é como os buscadores vão reconhecer seu vídeo.

Dica: Faça uma pesquisa de palavras-chave antes de subir vídeos na plataforma. Dessa forma, é possível posicionar melhor o vídeo nos buscadores do Youtube.

Essas são as plataformas mais usadas atualmente, mas pode ser que seu negócio precise de uma que não foi citada aqui, como o Github ou o Pinterest. Saber em qual canal sua marca deve estar presente não deve ser um problema para você. Inscreva-se em nossa newsletter e acompanhe nosso conteúdo especializado!