Março 30, 2018

WhatsApp Business - Descubra como funciona o WhatsApp para negócios

O novo aplicativo do WhatsApp, com funcionalidades para empresas, vem chamando a atenção de alguns empreendedores desde o ano passado. Com a promessa de facilitar a vida dos empreendedores, o aplicativo finalmente saiu do seu período de testes fechado do começo do ano e ficou disponível para o público geral. Infelizmente, o aplicativo só tem suporte para Android, mas logo a versão para iOS deve estar disponível. Aqui na Mercurio nós já estamos utilizando o WhatsApp Business, e você pode clicar aqui para conversar com a gente. O que nós descobrimos sobre o WhatsApp Business até agora:

O que é a ferramenta

A ideia principal por trás da ferramenta é a facilidade da comunicação das empresas com seus clientes por meio do WhatsApp. O aplicativo continua com a mesma interface do mensageiro pessoal, mas contém diversos recursos que transformam a forma como as empresas se relacionam com os clientes. Para eles, a conversa funciona da mesma maneira que funcionaria com qualquer outro contato, com a diferença de haver a possibilidade de verificação das empresas de forma similar as contas verificadas do Facebook e do Twitter.

Bot de Mensagens

Um dos recursos mais úteis para as empresas é a capacidade de automatizar mensagens. Você pode configurar uma mensagem de saudação para um contato novo, uma mensagem de ausência que pode ser configurada para o horário de funcionamento da empresa, ou a criação de atalhos customizáveis para as mensagens mais usadas. Os atalhos são um recurso presente em outras ferramentas, como o Telegram, e permite que ao digitar uma mensagem no formato “/obrigado”, a mensagem enviada seja algo mais elaborado como: “Agradecemos o contato, e faremos o possível para atendê-lo o quanto antes!”. Não parecem existir limites para a criação de atalhos por enquanto, mas o bot de mensagens parece ser promissor, embora não chegue ao nível das ferramentas existentes para o Messenger do Facebook, por exemplo.

Perfil e Métricas

O perfil de empresas que utilizam o WhatsApp Business irá ser diferenciado de contatos comuns por exibir informações profissionais, como endereço, e-mail, site, segmento e horário de atuação. É importante preencher o perfil de forma cuidadosa, com a maior clareza de informações possível.

Do lado do administrador da conta de negócios, será possível visualizar métricas referentes às mensagens enviadas, lidas, entregues e recebidas. Isso pode auxiliar as empresas a manter estatísticas sobre a utilização do canal. Como o aplicativo ainda está num período inicial, é normal que a funcionalidade ainda seja limitada, mas esperamos que as estatísticas visualizadas possam ser melhoradas com o tempo de amadurecimento do app.

Etiquetas customizáveis

Qualquer pessoa que utiliza o WhatsApp normal para o trabalho já percebeu como é complicado manter os seus contatos e conversas organizados de forma eficiente, por isso um das funcionalidades do aplicativo para negócios permite dividir as conversas realizadas com os seus clientes por etiquetas. Esses marcadores possuem nomes como “Pago”, “Novo Cliente”, “Novo Pedido”, entre outros. Também é possível criar seus próprios marcadores customizados.

Você utiliza o WhatsApp para a sua empresa? Já pensou em migrar para o WhatsApp Business? Não deixe de conversar com a gente se tiver alguma dúvida sobre a ferramenta!