Agosto 9, 2017

Ação de Marketing nos Games

No artigo desta semana iremos trazer um assunto muito a ver com a Mercurio: o Marketing nos games.

Desde o início da criação dos games, o marketing esteve presente em diversas áreas, seja dentro de um game ou em anúncios sobre seu lançamento/criação. O processo de criação de uma ação de marketing inteligente, e que possa atingir uma grande quantidade de pessoas não é nada fácil. Por não ser uma tarefa fácil, o marketing pode ser tanto positivo quanto negativo. Vale ressaltar que nem sempre o marketing negativo traz resultados ruins para o game. A seguir alguns exemplos de ações de marketing:

Dante’s Inferno: Marketing de Guerrilha

Para quem gosta do estilo de jogo hack n’ slash (o famoso “mata-mata”, “destruidor de botões”), Dante’s Inferno é um jogo que representa bem o gênero. Uns dirão que é cópia de God of War e blá blá blá. Mas, a ação de marketing de guerrilha feita pelos produtores, apesar de controvérsia, possuiu um conceito extremamente inteligente.

Como a história deste jogo se passa na morada do satanás, a EA Games (produtora do game), contratou uma empresa de marketing para atuar como fieis na porta da convenção da E3 de 2009 (Eletronic Entertainment Expo), para protestar contra o lançamento. Apesar da ideia genial, após os fiéis descobrirem que se tratava de um protesto falso, eles realizaram um novo protesto contra a ação. A notícia do novo jogo começou a se espalhar tanto pelo ação quanto pelo protesto real.

Lançado originalmente para Playstation 1, console de 5ª geração, Pepsiman foi criado no estilo surfista prateado (super-herói das histórias em quadrinhos da Marvel).

O game é classificado como um advergame, surgindo da união das palavras advertising e game, que traduzidas ao pé da letra significam propaganda e jogo.

A mecânica de jogo é bem simples, visando desviar de obstáculos e pegar a maior quantidade de latinhas da Pepsi possível.

Legal! E agora?

Existem várias formas de utilizar os games como ferramentas eficazes de marketing. Caso tenha alguma ideia, ou queira utilizar as ações descritas aqui, entre em contato com a Mercurio e converse com nossos especialistas.