Março 9, 2018

A propaganda tradicional morreu? Como utilizar mídia offline na era digital

Quando eu e a minha sócia, Maria Julia, decidimos abrir a Mercurio, nós nos encontramos em um dilema: seríamos uma empresa majoritariamente digital, que recusa todo os serviços de criação de mídia impressa; ou seríamos uma agência completa, que faz um pouco de tudo?

Por fim, acabamos decidindo em um mix das duas coisas. Embora a nossa especialização seja o marketing digital, como prestadores de serviço, nosso principal objetivo é atingir as metas de marketing de nossos clientes. Antes de decidir incorporar uma estratégia puramente digital, uma estratégia tradicional ou uma mistura de ambas, é necessário entender e pensar como os clientes finais e como o público-alvo acessa informação e consome conteúdo.

É fácil entender a atração das mídias digitais. São extremamente mensuráveis, são mais baratas e são mais customizáveis e eficientes. Entretanto, como o professor Larry Miller, da Universidade Brighton Young nos Estados Unidos afirma, “existem diversos benefícios em incluir mídia offline na sua estratégia de marketing total”. Segundo ele, combinar as duas é o caminho ideal, proporcionando um aumento na visualização geral da sua marca, e se destacando de seus competidores, que podem estar enchendo seus canais de conteúdo no digital. “Com o advento dos smartphones e ferramentas de localização, mensurar campanhas offline se tornou possível”, explica. “O que antes era considerado um feito quase inalcançável, agora pode ser feito com ferramentas como QR Codes”.

Existem diversos benefícios em incluir mídia offline na sua estratégia de marketing total. Combinar as duas é o caminho ideal, proporcionando um aumento na visualização geral da sua marca, e se destacando de seus competidores, que podem estar enchendo seus canais de conteúdo no digital. Com o advento dos smartphones e ferramentas de localização, mensurar campanhas offline se tornou possível. O que antes era considerado um feito quase inalcançável, agora pode ser feito com ferramentas como QR Codes

Larry Myler

Pensando nisso, resolvemos separar algumas vantagens e desvantagens da propaganda offline.

Vantagens

  1. A sua mensagem pode ser fixada em um ponto fixo: embora isso possa ser visto como uma desvantagem em alguns casos, existe um certo benefício em manter uma propaganda em um local fixo, onde seu público-alvo irá passar com determinada frequência. Mesmo que seja um outdoor, que será visto por poucos segundos de um carro, a permanência da mensagem inconscientemente penetra no imaginário do seu cliente. Embora o facebook tenha ferramentas que possibilitem um diálogo maior do que uma simples mensagem sem resposta, é cada vez mais difícil fazer a sua marca ser vista pelo cliente.
  2. O formato é mais global: Entender como um cartão de visita é simples. A sua marca está ali, o seu contato está ali. Qualquer pessoa entende como isso funciona, certo? Nas mídias digitais não é assim tão simples. Caso você queira fazer com que seu link no google tenha uma visualização grande, você precisa configurar a plataforma com base nos dados do seu público-alvo, e entender qual conteúdo realmente o interessa. O público mais jovem se sente atraído por memes, mas pode não ser uma boa ideia utilizar essa linguagem se o seu alvo é mais tradicional.
  3. Você pode brincar com formatos menos tradicionais: Nem sempre a mídia offline precisa ser um outdoor, um flyer ou um folder. Você pode buscar maneiras de encantar o seu público, fazendo-o interagir com o seu anúncio de formas mais práticas e inovadoras. Nós chamamos isso de marketing de guerrilha, e você pode ler um pouco mais sobre isso aqui.
  4. Ela traz a sua marca pro mundo real: Parece bobeira, mas as pessoas sentem mais confiança em uma empresa que utiliza mídias tradicionais do que uma marca puramente digital. Mesmo empresas que nasceram na internet, como Netflix e Spotify, investem em campanhas offline, como uma forma de contrabalancear esse sentimento.

Desvantagens

  1. Preço: Não há dúvidas de que a internet é uma forma muito mais barata de publicidade. Uma das principais causas da diminuição de investimento em mídia física é o seu custo.
  2. Difícil de Metrificar: Embora você possa misturar o digital com o offline para acompanhar o andamento da sua campanha, é muito mais difícil mensurar os resultados de um outdoor do que de um post no facebook. Isso, alinhado com o primeiro ponto, que é o preço pode desestimular marcas e empresas, que consideram um investimento mais arriscado.
  3. É muito intrusivo: As pessoas não gostam de sair da sua bolha. Uma das razões pra 99% dos flyers distribuídos irem parar na lata de lixo é exatamente o fato de que a maioria se incomoda em ter que pegá-lo. Inevitavelmente, alguém pode se interessar, mas novamente, é difícil de mensurar, se não for bem estruturado.
  4. Não é interativo: Muitas vezes o cliente pode se sentir ofendido por uma propaganda, e isso pode refletir muito negativamente na imagem da empresa. Quando isso acontece em canais online, muito provavelmente você irá receber um comentário raivoso, dizendo que aquilo é um absurdo. Você tem a oportunidade de se retratar. No caso de mídias tradicionais, é mais provável que o seu cliente simplesmente pare de consumir seus produtos ou serviços.

Busque estratégias inteligentes com os dois meios

É importante que você escolha os canais adequados para atingir o seu público-alvo, mas pode ser muito interessante combinar estratégias offline com online. Cupons com QR Codes que podem levar a um endereço web, ou simplesmente um ponto de foco onde as pessoas tirem fotos e compartilhem são maneiras de mesclar as duas opções para obter o melhor resultado possível.

Quer elaborar uma nova estratégia offline? Não deixe deconversar com a Mercurio sobre a sua empresa Nós teremos prazer em te ajudar a pensar nas melhores soluções para o seu negócio, sem custo nenhum.