Maio 24, 2017

5 perguntas para elaborar um bom briefing

O objetivo de um briefing é descobrir quais são as necessidades do seu cliente. O que ele quer, precisa e o que você terá de fazer. É através deste documento que você irá ter facilidade para trabalhar e para atender às expectativas do cliente.

Para desenvolver um bom briefing, é preciso incluir somente as informações que irão impactar a sua estratégia de alguma forma. Seguindo este pensamento, temos 5 perguntas que irão te auxiliar neste processo:

  1. O quê?

Definir quais são as peças que irão ser criadas. Aproveite este momento para *vender o seu peixe *e dizer ao cliente tudo o que pode ser agregado ao serviço, como cartões de visita, envelopes, flyers, site etc.

  1. **Por quê? **

Aqui, a pergunta principal é: “qual é o objetivo do seu projeto?”. Se o projeto for uma nova marca, é preciso ter o máximo de informações sobre ela. É importante saber o que é e para quem é.

Se a proposta for um redesign, por exemplo, é preciso conhecer a antiga marca e entender o porquê dessa necessidade de mudança.

  1. Como?

É importante saber como o seu cliente deseja ser visto. Se existe um estilo que ele pretende seguir, se existe exigência de cores e quais são as referências dele de forma geral (as marcas de referência determinam não só o estilo visual, mas também o público que seu cliente gostaria de atingir).

  1. Onde?

É fundamental estar bem definido para quem e onde a peça criada será veiculada. Isso influencia não só a criação como um todo, mas também o orçamento.

  1. Quando?

Prazos. Este tópico influencia o projeto totalmente e é importante respeitá-lo. Portanto, organize-se e evite desgastes na sua relação com o cliente.

Podem parecer perguntas simples e óbvias, mas que com certeza farão com que o seu projeto seja executado de uma maneira mais clara e organizada. E se você ainda estiver se perguntando qual a importância deste documento, seguem algumas razões:

Planejamento

Com um processo bem definido, as chances do seu projeto sair do foco ou ter falhas de comunicação que possam ser prejudiciais ao seu trabalho diminuem. E isso é muito importante, pois demonstra ao seu cliente que a sua empresa é organizada e entende o que está fazendo.

Organização

Como dissemos acima, ao realizar um projeto, você terá acesso às informações mais relevantes sobre o seu cliente. Sendo assim, a facilidade em encontrar os dados necessários se torna uma grande aliada em sua estratégia. Por isso, deixe sempre as informações muito claras.

Inspiração

Quando a sua equipe não conhece a história do seu cliente e quais são as pretensões dele com a sua empresa/serviço, a produção geralmente fica paralisada, e realizar um projeto buscando a aprovação do cliente na sorte é um grande erro.

Portanto, com a ajuda de um briefing, isso poderá ser evitado, levando em conta que as informações transmitidas pelo cliente são as melhores fontes para que você se inspire e busque realizar o seu trabalho criando bons conteúdos.

Como podemos ver, um bom briefing é essencial, pois serve como um guia documentado do projeto. Nele deve conter tudo o que será necessário fazer,de uma maneira que seja fácil de acessar durante todo o processo.

Faça anotações e destaque tudo o que for importante nele. Não simplesmente olhe-o no início do projeto e depois o arquive em algum lugar. Use este documento de forma efetiva durante todo o processo para o seu projeto ter um resultado muito melhor!

E aí, gostou das dicas? Conte para gente nos comentários quais itens são fundamentais nos briefings que você entrega aos seus clientes.